A Rota da Arquitectura do Ferro em Espaço Público

biclaPartindo do Quiosque Clara Clara, no Jardim Boto Machado, em pleno recinto da Feira da Ladra, passando por Xabregas, Marvila, Poço do Bispo, Braço de Prata, Olivais, num percurso circular, vamos conhecer o rico património da Arquitetura do Ferro, tão falado mas também algo esquecido e nem sempre imediatamente percetível na nossa cidade!

Vamos conhecer alguns exemplos de arquitetura e mobiliário urbano que recorrem a este material, como mercados, chafarizes, coretos, quiosques, pontes e viadutos, elementos subsistentes de antigas fábricas e….. – sabia que ainda subsistem urinóis públicos em Lisboa?! E que permanecem ainda ativos e utilizados pela população, residente ou de passagem?!!!

Pela associação destes passeios à Festa de São Vicente, vamos também visitar alguns dos monumentos mais marcantes da freguesia e conhecer um pouco mais da biografia e hagiografia deste santo (o verdadeiro patrono de Lisboa) e das questões simbólicas, iconográficas e outras a ele associadas, nomeadamente quanto respeita aos corvos que o acompanham e integram o logo Biclalx.

O passeio inclui seguro, guias, apoio técnico permanente, água e ainda abundante informação histórica-informativa sobre os locais a visitar.

O passeio finaliza com um refresco e um croissant com convívio no Quiosque Clara Clara.

Inscrições são efectuadas online neste link

 

Saber mais sobre o grupo BiclaLx

Somos um grupo de apaixonados pela bicicleta, cujos membros há largos anos se deslocam diariamente neste meio pela cidade, que tem por objectivo criar, não apenas mais um novo nicho de cultura da bicicleta, mas sobretudo da cultura com a bicicleta!

De formação multidisciplinar, arquitectos, historiadores da arte, urbanistas, etc., a nossa equipa disponibiliza a sua experiência e saber, com o propósito de conhecer e divulgar de bicicleta e sem esforço, a história e o património de Lisboa, procurando desvanecer o mito das 7 Colinas!

Com base num blog e no facebook desejamos também ser um fórum de opiniões da relação do ciclista e da bicicleta com a cidade e toda a problemática, sugestões e
prazeres daí adjacentes.

Propomos passeios de bicicleta com base em temas da arquitectura, do urbanismo e das artes plásticas de Lisboa, por obras relevantes, mas para por vezes pouco
ou mal conhecidas, com breves paragens nos monumentos e espaços que ilustram cada temática, dando a conhecer as histórias por dentro da História de
cada objeto.

Os passeios têm um número limitado de inscrições pois gostamos de dialogar com os participantes e isso não é possível com “passeios de massa”. São elaborados ao
detalhe, procurando sempre seguir por vias agradáveis e seguras, minimizando desníveis, explorando cantos e espaços desconhecidos. Por percursos harmoniosos, os participantes são assim convidados a um novo olhar pela cidade.

Pugnamos pela flexibilidade dos nossos passeios, sendo estes por norma adaptáveis ao ciclista de baixa ou média experiência, mas podendo existir passeios para ciclistas mais exigentes.

Para além da documentação técnica sobre o passeio, aos participantes são fornecidas fichas informativas (que se podem utilizar como uma espécie de road-map), com notas históricas e estilísticas relativas aos lugares e monumentos visitados, que complementa a informação fornecida durante o percurso.

Os passeios incluem seguro e os preços praticados destinam-se a cobrir os gastos inerentes e a compensar minimamente o enorme esforço de todos os envolvidos. Existe uma calendarização predefinida anualmente, com passeios de periodicidade mensal, realizados normalmente ao sábado, da parte da manhã, com duração média de cerca de 3 horas, abertos a todos quantos se queiram inscrever, com o número máximo de 20 a 30 participantes (dependendo da sua tipologia).

Biclalx organiza ainda passeios personalizados sob encomenda (ou atividades que envolvam a utilização da bicicleta), quer para pessoas singulares ou coletivas
(públicas ou privadas). Biclalx organiza igualmente passeios gratuitos, mas que não estão cobertos por seguro, nem incluem qualquer material informativo ou
outro.

Para mais informações consulte-nos no nosso site ou contacte-nos em biclalx@gmail.com

biclalx-01

Anúncios